quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Brinquedo Perdido.




A praia de Copacabana, um dos cartões postais do Rio de Janeiro, foi enfeitada com setecentas cruzes negras como forma de protesto contra a onda de violência que assola aquela linda cidade, os manifestantes buscaram com o ato conscientizar a população e as autoridades da necessidade de dar um basta em tantas mortes. A nossa pequena cidade de Ubá, antes chamada de Cidade Carinho não está longe da violência, em menos de um mês fomos agredidos com três mortes bárbaras e perfeitamente evitáveis. Um jovem foi morto por outro, por motivo de briga de Ganges rivais, pouco depois um outro também jovem parece que se suicidou, ao que tudo indica empurrado pelas drogas, e no ultimo caso um jovem de vinte e poucos foi morto, e se não bastasse uma bala atingiu uma pessoa que não tinha nada a ver com o desafeto do assassino (a famosa bala perdida chegou a nossa cidade).

Fico pensando o por que de tanta violência, não consigo encontrar uma razão, mas creio que temos o dever como cidadãos que somos de fazer algo, pelo futuro de nossa cidade, antes que seja tarde demais. Sou educadora e trabalho com crianças bem pequenas, dia desses estava eu conversando com um aluno de apenas 6 anos e ele me disse que tem uma metralhadora de brinquedo, isso me chocou demais, o que leva alguém a dar de presente a uma criança uma arma de brinquedo?

E ainda mais sério é pensar, o que esse tipo de brinquedo faz com a cabeça de nossas crianças.
Quando uma menina está, em sua inocência peculiar da infância, brincando de casinha, embalando sua boneca como se fosse sua filhinha ela está aprendendo a ser carinhosa com suas bonecas, cuidadosa com sua “casinha”, ela está treinando para ser mãe e dona de casa, me desculpem as feministas de plantão, enfim algo de útil fica dessa brincadeira, quando os meninos estão jogando bola, brincando de carrinho, de bicicleta, eles treinam para o futuro, aprendem equilíbrio, noção de direção, aprendem a compartilhar com os companheiros de brincadeiras enfim algo de útil será acrescentado à bagagem dessas crianças. Agora eu pergunto o que uma arma de brinquedo acrescenta ou deixa de ensinamento para uma criança? Não consigo encontrar resposta.

Então por que presentear uma criança com este tipo de brinquedo? E ainda indo mais fundo na questão eu volto a questionar, como em pleno século XXI ainda existe fábricas de tais“brinquedos”, vocês me responderão que é porque existe comprador. Concordo, então está na hora de fazermos um grande movimento contra tais brinquedos. Já temos violência demais na vida Real, não necessitamos que nossas crianças sejam induzidas a participar desta realidade tão cruel.

Em nosso pais existem órgãos reguladores para tudo, inclusive da qualidade dos brinquedos que irão parar nas mãos de nossas crianças, será que a inutilidade e o pior, o perigo que representa uma arma de brinquedo nunca passou pela cabeça dos componentes destes órgãos?
Conclamo todos os pais, amigos e educadores das crianças de nosso país a acabar de vez com o reinado desses brinquedos, e que a nossa empreitada seja abençoada por Deus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário