quinta-feira, 29 de outubro de 2009

O caos.


O trânsito de Ubá está cada dia mais caótico, a cidade cresceu assustadoramente nos últimos anos, o número de automóveis que circula pelas ruas da cidade aumenta a cada dia, só o que tem diminuído consideravelmente é a educação e responsabilidade dos motorista, motociclistas,pedestres e principalmente dos ciclistas que por aqui trafegam. Parece que para eles faixa de pedestres é mera ornamentação, estas, porém não são respeitadas.

É cada dia mais difícil trafegar pelas ruas de Ubá, se torna quase uma aventura cruzar a cidade nos horários de ruche, por volta das 7:00 da manhã, no horário de 11:00 às 13:00 e logo após as 17:00 horas, principalmente os ciclistas querem voltar para casa o mais rápido possível, desrespeitando as mais elementares normas de segurança, colocando em risco suas vidas e a dos outros. Será que existe solução?


Creio que sim, mais depende de normas rígidas de controle por parte das autoridades, fazer blitz de conscientização e com punição aos infratores é uma das soluções viáveis, mas as bicicletas não podem ser deixadas de fora desta mobilização, os ciclistas infratores deverão ter suas bicicletas apreendidas e para reavê-las deverão participar de um curso de responsabilidade no trânsito, além de pagar uma pequena multa.

Uma medida a médio e longo prazo é a educação para o trânsito que deverá ser iniciada a todos os estudantes o mais cedo possível, de preferência no primeiro ano do ensino fundamental, neste a criança aprenderá a maneira correta de se portar como pedestre e como futuro condutor de um veículo, estes com certeza ao verem seus pais ou outro adulto cometendo alguma infração irão alertá-los e corrigi-los, assim no futuro teremos pedestres, ciclistas e motoristas conscientes de suas responsabilidades com a sua vida e a de seus semelhantes, e assim com certeza teremos um trânsito menos ameaçador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário